Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Quando se pensa em petiscos, muitas pessoas imaginam comidinhas calóricas, cheias de sal e, em geral, fritas. Apetitosas para muitos, mas nada benéficas. No entanto, petiscos podem ser importantes para a alimentação, desde que sejam bem escolhidos.
Há alimentos que ajudam a diminuir a fome entre as refeições e a dar energia para atividades no meio do dia e ainda são saudáveis e fáceis de petiscar. Sementes, maçã
(secas ou frescas), uva passa, castanhas e legumes picados são alguns exemplos.
Agora se você deseja fazer algo mais elaborado, segue a lista de alguns petiscos para fazer no seu final de semana:
- Muffins salgados
- Palitinhos de vegetais
- Tomates recheados
- Queijo minas com orégano
- Palitinhos de mussarela e tomate cereja
- Ceviche
- Mini hambúrgueres caseiros
- Ovinhos de codorna
- Almôndegas assadas
- Tábua de palmito, tomate e azeitonas
- Patês saudáveis, como atum, frango, homus
Escolha alimentos que tenham pouca gordura e açúcar, mas que apresentem alto teor de fibras e água. Prefira frutas, vegetais e petiscos integrais em vez de balas e pacotes de salgadinhos. Alimentos e bebidas naturalmente doces são melhores do que aqueles que contêm adição de açúcar.
Não exagere na quantidade, mesmo se forem alimentos saudáveis. Leve petiscos para o trabalho. Coloque-os em pequenos pacotes de plásticos, pois, além de ajudar no transporte, é uma jeito simples para não exagerar no consumo. E para não comer petiscos calóricos e gordurosos, procure não tê-los em casa. Ingeri-los de vez em quando não tem problema.
O segredo é moderação !!