Olá meus amores, tudo bem com vocês?
O modo de preparo dos alimentos pode influenciar seu valor nutritivo. Portanto, é umponto fundamental a se considerar na hora de elaborar suas refeições. Até porque, quanto mais preservado o valor nutricional, mais saudável é a sua comida.
Só para ter ideia, vegetais crus têm mais nutrientes do que os que foram cozidos. No cozimento à vapor, a perda é menor do que em água fervente. Já as preparações fritas, refogadas ou ensopadas perdem mais do valor nutricional por conta da temperatura de
preparação e ganham calorias pela adição de gorduras.
Alimentos cozidos
Este processo pode provocar a perda de alguns nutrientes, principalmente, como vitaminas e minerais de vegetais. Isso acontece porque a água pode ‘roubar’ alguns nutrientes dos alimentos. Por outro lado, o aquecimento do alimento através do cozimento pode aumentar a quantidade de alguns fitoquímicos e antioxidantes, como o licopeno presente no tomate. Além disso, quando um alimento é cozido, você elimina os microrganismos que os alimentos crus podem conter. Ou seja, esses microorganismos morrem e você garante a segurança do consumo do alimento.
Alimentos cozidos a vapor
É a temperatura do vapor que cozinha o alimento e isso evita as perdas de alguns nutrientes para a água. Há uma perda, mas bem menor. Este método também garante a morte dos microrganismos e a segurança do alimento. A desvantagem é que alguns alimentos podem demorar mais para cozinhar.
Alimentos refogados
Este processo é bem comum aos vegetais e pode ser rápido, utilizado em alimentos crus ou previamente cozidos ou pode ser um pouco mais demorado, fazendo com que o alimento fique levemente cozido. Apesar do método levar um pouco de óleo, há adição de gordura e isso deixa o alimento mais calórico. Isso pode atrapalhar algumas dietas.
Alimentos fritos
A fritura é o processo no qual o alimento é mergulhado em óleo ou outra gordura em alta temperatura. Assim como não refogado, como há adição de gordura, o alimento se torna mais calórico. A diferença é que na fritura há uma quantidade muito maior de óleo e um contato muito maior do alimento com o óleo, tornando-o muito mais calórico. Portanto, a fritura é inimiga de quem deseja perder peso. Além disso, pode provocar a perda de alguns nutrientes devido às temperaturas altíssimas que elas podem chegar.
Alimentos grelhados
Nesta técnica não há adição de óleo, portanto, o alimento não fica mais calórico. É uma ótima opção para dietas restritas em calorias e é mais saudável também. Não são só as carnes que podem ser grelhadas, os legumes também podem ser grelhados e ficam uma delícia.