Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Os carboidratos nada mais são do que uma fonte de energia para o nosso corpo. E eles podem ser divididos em dois tipos: os primeiros são carboidratos simples, caracterizados por serem digeridos rapidamente pelo nosso organismo. Ótimos exemplos deste tipo são: açúcar, doces e sorvetes, mel, refrigerantes, entre outros.
Já os carboidratos complexos são aqueles caracterizados por terem uma digestão mais demorada. Falamos, então, dos alimentos integrais, das sementes, dos tubérculos, como mandioca, batata doce, inhame e aveia. Para incluir massas nas suas refeições diárias “sem peso na consciência” tenha em conta alguns cuidados:
O tipo de massa que você escolhe
Opte por massas produzidas com farinhas menos refinadas. Quanto mais refinado para uma farinha, mais alto será o seu índice glicêmico e mais pobre será o nível de vitaminas e minerais, traduzindo-se numa massa mais pobre a nível nutricional.
O ponto de cozedura da massa
Deixe sempre a massa al dente . Uma massa muito ocupada vai promover um maior índice glicêmico da mesma, pela maior disponibilidade das moléculas de glicose. Por este motivo é importante que a massa não ultrapasse o ponto de cozedura ideal.
Não adicione molhos processados
Um dos principais problemas das massas não é a massa em si é o que se pode acrescentar à massa. Não acrescente molhos pré confecionados. Opte por preparar um molho de tomate ou pesto em casa, com ingredientes frescos.
Adicione vegetais a gosto nas suas massas
Dessa forma, você vai deixar sua massa mais nutritiva e saborosa.