Olá meus amores, tudo bem com vocês? (Bordão)
Lavar frutas, verduras e legumes pode reduzir o risco de doença por contaminação de alimentos. Existem dois riscos principais de comer frutas e vegetais não (ou mal) lavados:
- Contaminação bacteriana;
- Presença residual (superficial) de pesticidas;
- Frutas e vegetais são uma parte essencial da dieta humana. Estão carregados de nutrientes, são baixos em calorias e ricos em fibras. É vital consumir estes produtos, mas as pessoas devem tomar as medidas necessárias para garantir que sejam seguras.
Veja o passo a passo a seguir de como higienizá-las:
1. Lave as mãos e utilize somente utensílios limpos;
Antes de iniciar o contato com os alimentos, você deve higienizar bem as mãos e os utensílios que irá utilizar. Também é muito importante evitar a contaminação cruzada: por exemplo, não utilizar a tábua de carnes para cortar legumes.
2. Remova as partes danificadas dos alimentos;
Antes de realizar a higienização dos legumes e verduras, você deve remover, com o auxílio de uma faca ou colher, as partes estragadas. Eventualmente, apenas uma folha estragada pode ser foco de contaminação.
3. Lave em água corrente;
O objetivo de lavar os alimentos em água corrente antes da sanitização, é retirar as sujidades mais aparentes do alimento, como terra, folhas e insetos. Nesse momento, é possível utilizar uma escova de nylon (exclusiva para isso, ou que não tenha sido usada para nenhuma outra finalidade) para lavar as cascas dos alimentos.
4. Coloque as frutas, legumes e verduras imersos em solução;
Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária, na concentração de 2,0% ou 2,5%. Ou duas colheres de sopa de hipoclorito, na concentração de 1%, para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nessa solução por, no mínimo, 15 minutos.
5. Enxague em água corrente;
Retire as frutas, legumes ou folhas da solução clorada e enxágue abundantemente em água corrente. Pronto, o seu alimento está adequado para o consumo.