Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Existem princípios básicos e fundamentais para montar pratos equilibrados e que sejam capazes de fazer o organismo trabalhar de forma adequada. Um dos pontos principais para uma alimentação balanceada é preparar pratos que contenham tudo o que o nosso corpo precisa para funcionar: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
Um prato equilibrado deve conter:
- Carboidratos: arroz (integral, 7 cereais, vermelho, negro, branco), batata (inglesa, doce), mandioquinha, mandioca, milho, macarrão (branco, integral);
- Proteínas: carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos);
- Gorduras: óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada;
- Vitaminas, minerais e fibras: hortaliças cruas e cozidas, frutas.
Divida seu prato em quatro partes:
- As duas primeiras partes (50% do prato) ficam destinadas para a salada (verduras e legumes);
- A terceira parte (25% do prato) fica reservada para o carboidrato;
- A parte que restou (25%) deve ser dividida entre proteína animal e vegetal.
Além de equilibrar o prato, é importante que a refeição seja um momento agradável e tranquilo. Comer devagar, saborear o alimento é tão importante quanto o equilíbrio do prato. Vale lembrar que não adianta ter um almoço saudável e um jantar saudável se durante o dia houver consumo excessivo de doces, salgadinhos, balas, etc. Assim a alimentação ficará desbalanceada.
Tão importante quanto cuidar da alimentação é manter a atividade do corpo. Uma dieta balanceada, em conjunto com a prática dos exercícios físicos, pode beneficiar a saúde e ajudar o organismo a funcionar adequadamente.